Numa folha qualquer

sem-titulo-1
Por Ceci Oliveira

Em uma mesa ou escaninho, com lápis ou nanquim, reproduzindo ou criando, há 16 anos Miguel Rude desenha. E que melhor forma ele teria para divulgar o seu trabalho a um preço camarada do que em um lugar muito movimentado?! Por quê não utilizar a Cientec, Feira de Ciência e Tecnologia da UFRN para tal?

Assim, sentado à mesa do estande do Departamento de Artes ele fez de uso da caricatura para divulgar a sua arte.

E se você acha que arte custa caro, que tal uma caricatura por 1 real? Foi assim que Miguel conseguiu atrair os visitantes ao seu estande: cada um que quisesse virar desenho, mesmo que fosse sem cor ele fazia. E o material? folhas A4, lápis e borracha. Mas de que importa a cor, se o desenho é massa? Qualquer coisa é só pegar uma coleção e ir preenchendo o desenho com as cores que quiser assim que chegar em casa, mas sem cagar o desenho – é claro.

O objetivo principal de Miguel na Cientec era revender a Revista Maturi, aquela revista de quadrinhos elaborada pelo Grupeq que retrata a cultura potiguar. Nisso, ele acabou chamando mais atenção com suas caricaturas do que com o material da revista. E em apenas 15 minutos lá estava você no papel em forma de caricatura.

Muito mais do que fazer caricaturas e criar histórias em quadrinhos, Miguel Rude ministra oficinas de produção de quadrinhos em escolas, e recentemente, a convite do grupo Trilhas Potiguares, ministrou uma oficina no município de Vera Cruz. A iniciativa foi muito bem aceita pelos participantes, por sinal.

Rude faz parte do grupo “Quadro a quadro”, e o trabalho produzido por ele juntamente com Wendell Cavalcanti, Wanderline Freitas e Gabriel Actraiser, estreou ontem na gibiteca da Zona Norte com exposição de desenhos que retratam cotidiano, aventura e política. Quem quiser conferir, é só pegar um busão até a Zona Norte e ir ao Centro de Estudos e Biblioteca Escolar. A exposição fica aberta o dia todo aos visitantes. Bem, e se você tiver sorte, ainda sai com um desenho seu.

image001

3 Comments

  1. Posted novembro 14, 2008 at 11:18 pm | Permalink

    estou deveras encabulado….
    nem sabia qu tinha saido aqui…

  2. Posted novembro 14, 2008 at 11:21 pm | Permalink

    muito boa materia sobre esse cara
    (o miguelito)
    trabalho c ele faz um tempo
    tem otimas historias p contar
    (dele e de tantos outros herois anonimos que sao esses escritores de historias em quadrinhos)
    muito bem, que venham outras materias tão legal quanto, afinal as historias em quadrinhos sao sempre colocadas como p criança, sendo hoje rica em aventuras adultas e com arte de encher os olhos.
    É TEMPO DE ARTE

  3. Posted novembro 15, 2008 at 6:36 pm | Permalink

    Uma real!! Também vou querer uma caricatura dele! hehehe
    “Miguelito” tem muito talento!!
    Boa matéria, parabéns!
    Abraço


Comente

Required fields are marked *

*
*

%d blogueiros gostam disto: